Dúvidas sobre anel de noivado

by Stella Diamonds

2 de julho de 2021

Se você está planejando pedir a sua noiva em casamento, provavelmente já começou a pesquisar sobre anel de noivado, também chamado de anel solitário.

Se você tiver algumas dúvidas a respeito, a gente vai te ajudar com todas as informações.

 

O que significa o anel de noivado?

O anel de noivado é um símbolo muito importante para o casal, pois representa a transição do namoro para o casamento. 

Este anel é uma representação do noivado. Então, se você está pensando em dar este grande passo, ele será a chave para o grande momento.

As pessoas geralmente já conhecem muito sobre a aliança. A simbologia da aliança consta inclusive na bíblia, tamanha é a força histórica dessa tradição, que representa a aliança firmada entre duas pessoas. 

Já o anel de noivado representa o momento anterior: o pedido de casamento. O ponto de partida desta história é 1477, quando o arquiduque da Áustria, Maximiliano, quis que encontrassem o maior e mais puro diamante para ser cravado ao centro de um anel de ouro. Queria ele surpreender Maria de Borgonha no dia do noivado.

 

Em qual dedo usar?

Continuando a história de amor entre o arquiduque e a sua noiva Maria de Borgonha, o anel encomendado seria posto no dedo anelar esquerdo, pois segundo a lenda é por este dedo que passa a chamada “veia do amor” (vena amoris, segundo os egípcios), que segue diretamente ao coração. 

A partir daí os noivos passaram a aderir à tradição.

Já o noivo, geralmente, nada usa durante o noivado, ainda que alguns optem pela aliança no anelar direito. O uso da aliança pela noiva também é facultativo, e geralmente fica no anelar direito durante o noivado.

No dia do casamento, as alianças do noivo e da noiva vão para o anelar esquerdo. A noiva usará então solitário e aliança juntos no mesmo dedo.

 

Leia mais sobre: Em qual mão se usa o anel de noivado

 

Todo anel de noivado é com diamante?

O anel de noivado com diamante com certeza é o mais conhecido. Desde que o solitário surgiu, um diamante ao centro marcou como sua característica única, justamente para representar o valor do acontecimento. E há outro motivo para isso. O diamante é a pedra mais resistente do mundo, tida como eterna, e não à toa que foi escolhida como a pedra que faz parte do anel de noivado.

Mas há exceções. O anel  de noivado da princesa Diana (talvez o mais famoso do mundo e hoje usado pela Duquesa de Cambridge), por exemplo, carrega ao centro uma safira de 12 quilates. Então é possível encontrar anéis de noivado com outras pedras, como também esmeralda e turmalina.

Leia também: Solitários Colors

Leia também: 10 anéis das famosas para você se inspirar

Leia também: 8 curiosidades para quem adora diamante

 

O noivo também usa anel de noivado?

A maioria dos homens não usa nada durante o período de noivado ou opta por usar a aliança para simbolizar esse momento. Outros realmente só usam a aliança a partir do dia do casamento.

Mas observa-se que alguns homens também têm procurado anéis para eles. Isso é o que há de mais novo no universo dos anéis de noivado. Então estamos apenas no começo desta tendência. Seja para casais héteros ou homossexuais, o que vale é o casal usar o que se sentirem confortáveis, seja só para a mulher, só para o homem, para os dois do casal, não há regras. A regra é você simbolizar o seu amor da forma que faz mais sentido para vocês.

Leia também: 5 conselhos para comprar um anel de noivado

Veja também: Anéis de noivado Stella Diamonds

Recomendados para você