Eu Amo Diamantes - Um Blog Stella Diamonds

8 curiosidades para quem adora diamantes

by Stella Diamonds

10 de julho de 2019

Confira algumas curiosidades para quem adora diamantes.

1ª Curiosidade: O maior diamante do mundo

O maior diamante já descoberto foi chamado de Cullinan. Ele tinha 3106 quilates, pesava 621g e foi descoberto em 1905, na África do Sul. Na época, o dono da mina e os líderes sul-africanos deram esse diamante ao rei Eduardo VIII, do Reino Unido.

Cullinan foi cortado em outros nove grandes diamantes, e depois disso em outros 100 menores. Os três maiores ficaram expostos na Torre de Londres e fazem parte das joias da coroa britânica.

2ª Curiosidade: Existe um planeta e uma estrela feitos de diamante!

Os cientistas descobriram um planeta que parece ser composto principalmente de carbono. Desta parte, um terço dele é formado por diamante puro. Esse planeta foi descoberto em 2004 e orbita uma estrela próxima da Via Láctea. Ele foi chamado de “55 Cancri e”. Além disso, também descobriram que existe uma estrela que é um diamante. A pedra teria 10 bilhões de trilhões de quilates. A estrela está localizada na constelação de Centauro.

E por trás dessa descoberta cintilante na constelação de Centaurus está um astrônomo brasileiro, Antônio Kanaan. O professor Kanaan dirige o Grupo de Astrofísica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi quem descobriu, em 1991, que a estrela BPM 37093, que flutua a 50 anos-luz da Terra, era pulsante.

3ª Curiosidade: O Brasil já foi o maior produtor de diamante do mundo

A Índia foi a primeira produtora de diamantes do mundo, começando nos anos 1400. Em 1700, o Brasil se tornou o principal produtor de diamante do mundo, depois que o fornecimento de diamantes da Índia diminuiu. O país se manteve no topo até o final dos anos 1800, quando uma enorme reserva de diamantes foi descoberta na África do Sul.

4ª Curiosidade: Diamantes são únicos

Jamais existirá na natureza um diamante igual ou semelhante ao outro. Segundo especialistas, não tem como existir dois diamantes de mesmo formato e natureza, cada um é único. Cada brilhante possui suas características próprias, portanto é único e exclusivo. Para quem adora diamantes isso é um fato, com certeza sabe que cada peça é extremamente especial.

5ª Curiosidade: Usos do diamante

Quando falamos em diamantes, a primeira coisa que nos vem à mente é: joias. Mas além desse uso, os diamantes também possuem outros fins. Eles são utilizados na fabricação de instrumentos de polimento, perfuração e corte. No geral, eles são muito úteis para diversos fins no ramo da indústria, como no tratamento de água, microeletrônica, próteses ósseas, telas de LCD, ferramentas de corte e perfuração, células solares, dentre outras funcionalidades.

6ª Curiosidade: O diamante é indestrutível?

A palavra diamante vem do grego adams, que possui o significado de indestrutível. Realmente, o diamante é a substância mais dura encontrada na natureza. Apesar do seu nome e do título de substância natural mais dura do mundo, ele não é indestrutível, tanto que pode ser lapidado. Inclusive, outros diamantes podem ser usados para conseguir arranhá-lo ou quebrá-lo.

 

7ª Curiosidade: Diamante usado como força e proteção

Os antigos romanos e gregos acreditavam que os diamantes eram lágrimas dos deuses, ou então estilhaços das estrelas que caíam sobre a Terra. Outras culturas antigas também acreditavam que os diamantes davam força e coragem a quem os portava durante uma batalha. Por esse motivo, alguns reis pegavam os diamantes para usar em suas armaduras.

Os romanos também acreditavam na mitologia indiana, que dizia que os diamantes tinham o poder de afastar o mal, então eles eram usados como talismãs, simbolizando essa proteção.

 

8ª Curiosidade: Diamantes possuem cores diferentes

A maioria das pessoas está familiarizada com diamantes incolores. Mas eles podem ter outras cores, mesmo sendo mais raros. Então eles podem ter cores como rosa, azul, vermelho, roxo, laranja e até outras tonalidades. Mas estas cores podem ser causadas por pequenas quantidades de impurezas na pedra.

 

Leia também: O anel solitário vem conquistando o Brasil

Para quem adora diamantes e quer saber ainda mais, conheçam também as nossas coleções no site da Stella Diamonds: www.stelladiamonds.com.br.

Recomendados para você